Morre a radialista e astróloga Zora Yonara

A astróloga Zora Yonara, que trabalhou durante anos no programa 'Show do Antonio Carlos', em várias emissoras de rádio no Rio, morreu na tarde desta sexta-feira (11). Zora estava em sua casa desde agosto, quando recebeu alta médica após tratar de doenças por conta da idade. Ela tinha 91 anos e sofria de Mal de Alzheimer.

De acordo com o site Audiência Carioca, durante todo o tratamento da doença, Zora contou com o apoio do apresentador, que a manteve em sua equipe mesmo após a descoberta da enfermidade. Desde 2017, ela estava trabalhando com Antonio Carlos na Rádio Tupi.




História

Nascida em Vitória, Zora iniciou a carreira ainda jovem em rádios do Espirito Santo, produzindo programas e participando de radionovelas, como Minha Vida é Assim. Após cursar astrologia, começou a apresentar-se, na rádio, como astróloga e o sucesso chegou, quando começou a trabalhar na Rede Globo, no programa TV Mulher, em 1982.Nos anos 1970, Zora trabalhou na TVS Rio de Janeiro com o Horóscopo

O nome artístico Zora Yonara foi sugerido pelo radialista Mário Luiz, ex-diretor da Rádio Globo, que morreu aos 89 anos, em 2009. Zora, em grego, quer dizer força e coragem. Yonara era em homenagem à atriz Yoná Magalhães. A astrologia surgiu por acaso, quando ela teve de substituir um astrólogo que faltou ao trabalho na Rádio Globo e o radialista Mário Luiz pediu para ela ler no ar o horóscopo que o astrólogo tinha feito. Posteriormente Zora foi até a Itália, Egito e outros países atrás de conhecimento, livros e formação nos astros.

Depois disso, passou a ter um quadro no Show do Antônio Carlos, onde passava aos ouvintes informações sobre Astrologia, e auto-ajuda. Em 2012, foi citada na letra do samba-enredo da escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, que homenageava esse programa de rádio.

Popularizou-se no Brasil nos anos 2000 por protagonizar a propaganda do produto Castanha da Índia Atalaia. Até maio de 2017, tinha um programa diário na Rádio Globo. Em 2018 completou sessenta anos de carreira.

Morre a radialista e astróloga Zora Yonara Reviewed by Barra FM on 11.12.20 Rating: 5
Direitos reservados Barra FM © 2021
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Barra FM. Tecnologia do Blogger.